quarta-feira, 28 de abril de 2010

OBJECTION!


Ok, estava lendo meus antigos posts e acho que esse blog está muito menininha fútil. Vou falar de um assunto importante. África. Cara, se alguém puder me responder por que ninguém liga a mínima pra África, por favor me conte. Francamente, o mundo inteiro usou esse continente como fonte de absolutamente tudo. Pessoas, diamantes, animais, plantas. A África enriqueceu a todos, e é totalmente ridículo ignorar todos os problemas que ela enfrenta. Guerras civis, leis contra homossexuais, fome, seca, desigualdade social, genocídios. E o planeta simplesmente fecha os olhos e ignora. Talvez isso ocupe uns 30 segundos do tempo das pessoas, naquele momento do noticiário, que elas sentem pena de tudo aquilo, mas não tem a mínima ideia de como são culpadas. A falta de interesse da procedência de um produto, ignorando se ele foi feito pela exploração de trabalho infantil ou se foi fruto de escravidão. Se a matéria-prima foi retirada daquela terra rica, sem ter um preço digno de recultivo. Acho que todos devem se importar, planejar doar alimentos, verba, se possível ir à África, mas a de verdade, não a minoria rica. Veja a pobreza, sinta como as dificuldades que passamos não se comparam. Mobilize-se. Eu farei isso, só espero ter meu emprego.


12 comentários:

Anônimo disse...

cara, pessoa engajada é isso SIAHDAODIAHD mas falando sério, eu não sei como ninguém pensa em ajudar um lugar que só foi sacrificado para luxos desnecessários, dá nojo.

Unknown disse...

tema dificil. Não precisamos esperar pela oportunidade de somente ajudar a Africa.. sempre existe alguem com necessidades semelhantes a estas bem proximo da gente.
Pensar sobre o assunto? já é uma boa iniciativa! :D

Arthut disse...

enquanto ainda houver capitalismo e essa cadeia de consumo linear e não circular, a desigualdade social continuará se mantendo no mundo inteiro. não faz muita diferença eu ajudar se o detetores de poderes e meios de produção pouco se importam. eu posso doar um quilo de alimento, roupas usadas, o que for, mas o papa caga em privada de ouro e mesmo assim nenhuma igreja paga imposto. a sociedade ocidental pede socorro a tempos, só 2012 pra salvar, a tendencia é piorar. :D

Lari disse...

Concordo com vocês. Mas quem se mobilizar com outro continente acabará por abrir os olhos para problemas próximos. Contra quem está no poder não podemos fazer muito, apenas torcer para que sejam bons para o povo e que mudem as realidades deprimentes. Um governo deve ser do povo, pelo povo e para o povo. E não para a ambição desses homens.

rafa disse...

Primeiramente, gostaria de dizer que gostei bastante de seu blog.Têm assuntos dos mais diversos e estranhos hehehe!Bem,chega de blá,blá,blá.O assunto é importante porém, não podemos esquecer de outras regiões do mundo que também precisam de nossa atenção(não precisamos ir monte longe, só olharmos para o centro de JF e veremos centenas de moradores de rua).Creio que seria muito legal, e muita coragem você ou qualquer outra pessoa ir para África para ajudar esse povo sofreu, e ainda sofre muito.No entando, não é qualquer um que tem dinheiro pra isso né? kkkkk. Só de você lembrar dessas pessoas nesse blog, e fazer outras centenas lerem seus artigos para também refletirem sobre isso você ja ajudou muito.Não é qualquer pessoa que lembra disso não e tem coragem para colocar num blog,sinta-se lisojeada ! HEUAHSUHEAUSBem acho que falei demais... até outro poste !

beijos

Unknown disse...

Lari, vc eh foda!*-* Tipo, as pessoas não ajudam pq isso não interessa a elas!os mais poderosos só querem aumentar suas riquezas e estão cagando e andando para qm REALMENTE precisa de ajuda; os menos favorecidos, mas q não chegam a ser miseráveis, não ajudam simplesmente pelo fato d q isso "não está perto delas", logo, se não faz parte do meu meio ambiente, se não m incomoda, pra que ajudar? Essa é a coisa mais ridícula q se pode pensar, mas as pessoas estão acomodadas, o mundo está acomodado e, infelizmente, somos só mais alguns que querem ajudar no meio de poderosos q vivem em um mundo alheio, onde tudo é lindo...o que podemos fazer? Sozinhos não podemos erradicar a fome nem a miséria do mundo, mas podemos dar o q comer ao nosso vizinho q necessita...ajudar não custa nada, pensemos nisso e viveremos melhor...mto melhor!

Lari disse...

uau. concordo com tudo, mas acho que por conhecer o povo brasileiro sei que a grande maioria dos que são pobres é preguiçosa. Pelo menos nos locais que tive contato com eles, como Recife, Rio de Janeiro e Curitiba. Eles não querem receber ajuda, não querem abrigos, não querem trabalhar. Querem dinheiro, nem ao menos pedem comida. Por isso prefiro referir-me à África, onde sei que as causas são políticas e sociais, principalmente.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sabe, até concordo contigo, mas em parte. Sim, existem muitos que são preguiçosos e só querem o dinheiro, não para investir em melhoria de vida, mas só para continuar vivendo, eles podem simplesmente ter perdido as esperanças de q a vida pode melhorar. Muitas pessoas q se veem em uma situação dessas, no fundo do poço, sem qualquer ajuda, começam a procurar formas de se "livrar momentaneamente" e acabam se viciando ou buscando meios “alternativos”, o que destrói o que ainda havia de esperança. Mas assim como há pessoas “preguiçosas”, existem aquelas que seguem lutando, batalhando por um futuro melhor, sendo brutalmente humilhadas e ignoradas pela população até que as forças acabam e elas se entregam... Não as estou defendendo, apenas não as culpo por inteiro e, assim como ocorre aqui, tenha certeza que ocorre em todas as partes do mundo. Somos todos seres humanos, se nós, mais favorecidos, nos acomodamos em certas situações, porque eles, que não tem esperança, não podem se acomodar e esperar pelo pior?O pensamento é o mesmo, as consequências que são diferentes... Infelizmente é assim que acontece...

Lari disse...

É verdade, mas o ponto é: aqui não estamos em guerra civil. Temos outros meios de remediar a situação. Bem ou mal, são oferecidos serviços - que DEVEM ser melhorados - mas em países como Índia e diversos da África não há auxílio.

E eles devem lembrar que se estão no fundo do poço, ainda há esperanças. Pois abaixo do poço sempre há coisa pior.

Unknown disse...

tah certo, concordo, nossa situação eh "menos pior" q a deles, mas eu acho q isso eh muito fora do nosso alcance, nao somos capazes de acabar com as guerras cívis nesses lugares, ngm eh capaz, soh eles msmo, mas se eles nao se esforçam pra acabar, qm vai se levantar pra ajudar?um país q tem por cultura se banhar na mesma agua que jogam os cadáveres e nao aceitar a ajuda da ONU, que queria fornecer um sistema de tratamento para essa agua, como ajudar esse país?assim fik mto dificil, ainda acho melhor concentrar as forças ond realmente somos capazes de ajudar, nosso meio!

Unknown disse...

Bom isso é uma verdade, mas a questão é que papel aceita tudo, podemos até discutir,pensar mas maxímo que consiguiremos na situação atual é modificar o meio que está proxímo de nós com pequenas atitudes. Ah beleza... vamos dar as mãos e acreditar que conseguiremos acabar com a probreza da Àfrica...eee... -.-, enquanto existir esse sistema capitalista onde um destroi o outro é praticamente impossível de ser conseguir esse feito heróico. Cara na Àfrica a minoria rica branca mata negros assim como o inverso e querem a volta do Apartheid onde existirá lugares para brancos e lugares para negros,em que não podem se relacionar -.-, é mto ridículo isso, podemos fazer algo? é podemos sim, começar tentando mudar coisas pequenas perto de nós porque se cada um conseguisse além de refletir sobre os problemas tomar uma porcaria de uma atitude ai sim ia mudar alguma coisa,mas é claro não se toma uma atitude sem antes refletir sobre tal problema mas a situação é que todo dia eu escuto alguem falando dessa tal de desigualdade social que existe, tá até ai tudo bem, mete o pau é muito fácil e a solução cadê? Oque as pessoas estão fazendo? Dali a 5 minutos a pessoa passa do lado de um morador de rua e finje que nem vê? Ah é... uau muito bem :S o problema é que se debate de mais e não se faz nada... é claro tem que colocar as pessoas pra pensar mas a maioria não ta nem ai e não faz nada pra mudar isso eu não me excluo disso mas em parte eu procuro faze coisas pequenas, oque está realmente ao meu alcançe.Desculpa o linguajar mas é que eu fico muito puto. Larii muito show seu blog o/