sexta-feira, 12 de junho de 2009

10 coisas por um mundo melhor

Como todos já sabem o mundo está prestes a entrar em colapso. O aquecimento global tem causado sérias consequências. Não adianta vc ficar jogando a culpa no vizinho e tentar consertá-lo. Primeiro vc precisa mudar suas atitudes e aí vão 10 dicas para vc mudar e ajudar a salvar o planeta.

1. Gaste menos água. Apesar da composição da Terra ser de cerca de 70% água pouco mais de 1% é potável. Para economizar água vc pode tomar banhos mais rápidos, fechar a torneira ao lavar a louça ou escovar os dentes.
2. Economize luz. Para gerar luz são construídas hidrelétricas e quanto mais luz as pessoas gastarem, mais hidrelétricas serão necessárias, o que ocasionará na mudança de cursos de rios, alteração de ecossistemas inteiros.
3. Reduza o consumo. Um grande problema do capitalismo é o consumismo. Com a constante renovação dos produtos, nos sentimos sempre desatualizados e buscamos renovações. Isso está errado! Vamos parar de ser robôs e seguir tendências e ter o que realmente gostamos e nos satisfaz. Recicle, troque os pertences apenas quando necessário.
4. Separe o lixo e não jogue na rua. Pois é, coleta seletiva existe e não é só pra enfeitar. Tem um fundo mto interessante, já que diversos materiais que usamos demoram milhares de anos para se decompor, por que não usá-los novamente? Jogar lixo na rua é coisa de gente ignorante. Mostre que vc é esperto e gosta de estar vivo, jogando lixo no chão vc está entupindo bueiros e isso pode acarretar em enchentes.
5. Opte pelo etanol. Sim, a gasolina vem do petróleo que demora milhares de anos para se repor. Além do etanol ter fontes renováveis a curto prazo, polui bem menos que a gasolina. Se vc não tem carro, fale com seus pais sobre a mudança do combustível.
6. Xixi no banho. É bizarro mas faz sentido. Nojento e tal, vc não precisa sair por ai divulgando se faz ou não é só optar por isso. Nossa que nojento, pensando bem nem é pq afinal, vc toma banho e passa sabonete em tudo não é? Então, que problema tem? KSAOKSOA Fazendo isso vc economiza até 4 mil litros de água por ano.
7. Use transportes comunitários. Prefira metrôs e trens, mas se sua cidade não possui esses meios de transporte use ônibus. Um ônibus transporta cerca de 100 pessoas e é só um veículo. Imagine se cada um dos passageiros dirigisse um carro. Trágico não?
8. Plante árvores. Se vc mora em casa, tem um grande terreno ou tem onde plantar por que não fazer isso? Uma sombra é maravilhosa para vc ficar embaixo relaxando, o cheiro de vegetação é super agradável, além de renovar o ar poluído! Se vc não pode plantar árvores, tenha plantinhas. Vc já estará contribuindo.
9. Móveis só com selo de madeira autorizada. Não adianta pagar barato por um móvel que tem origem ilegal. Tenha certeza que a natureza manda uma conta bem cara no futuro.
10. Opte por materiais recicláveis. Compre folhas de papel reciclado, apesar de serem mais caras vc estará poupando árvores. Compre tb materiais descartáveis que demorem menos tempo para se decompor.

Sua mobilização vale mto. O futuro do planeta está em nossas mãos.

Sites super legais:

Xixi do banho
National Grid

Beijos mil :*

3 comentários:

[Kurt] disse...

bom, eu ainda não assisti esse filme, mas se você recomenda é porque é bom mesmo, hehehe.
Teu blog tá show de bola, Lari..
Tá bem legal mesmo.. :)

beijão

Hobbit disse...

e vamos salvar o mundo! \o/

Arthut disse...

Eu voto na velha tática de não tomar banho :D'